O Sábado ainda é Santo?

Os Dez Mandamentos



Você ama a Cristo? Certamente a tua resposta foi "Sim!", no desenrolar deste estudo, você verá se realmente amas a Cristo. Você conhece os dez mandamentos? Sabe quais são? Sabia que obedecer a estes mandamentos é a maior prova de amor para com Deus? Ele mesmo o disse!!

Jesus disse: "Se me amais guardareis os meus mandamentos." João 14:15 . Quais são os mandamentos?

Mandamento Judaico Anglicano, Presbiteriano, e Outras Cristãs Ortodoxa Católico-Romano, Luterano Adventista do Sétimo dia Movimento de Reforma
Eu Sou o SENHOR, o teu Deus 1 Prefácio 1 1 Prefácio
Não terás outros deuses além de mim 2 1 1
Não farás para ti nenhum ídolo 2 2 2
Não tomarás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus 3 3 3 2 3
Lembra-te do dia de Sábado, para santificá-lo 4/Sábado 4/domingo* 4/domingo* 3/domingo* 4/Sábado
Honra teu pai e tua mãe 5 5 5 4 5
Não matarás 6 6 6 5 6
Não adulterarás 7 7 7 6 7
Não furtarás*** 8 8 8 7 8
Não darás falso testemunho contra o teu próximo 9 9 9 8 9
Não cobiçarás (a mulher do teu próximo) 10 10 10 9 10
Não cobiçarás (a casa do teu próximo) 10

Notas:

* Desde o cristianismo primitivo há divergências de opinião sobre a questão de o sábado ou o domingo deve ser observado como dia de descanso. Posteriormente o dia de guarda foi votado e adotado como o domingo no Primeiro Concílio de Nicéia, e a guarda do sábado foi criminalizada no Concílio de Laodicéia mas existem divergências até os dias de hoje, pois não existe nenhuma referencia bíblica que comprove a mudança do dia de guarda (Sábado) para o domingo. Nota-se que a palavra Domingo nem ao menos existe na Bíblia, vale a pena também lembrar, que Jesus disse "Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido." (Mateus 5 : 18) Ora, se Cristo mesmo disse que nem ao menos um til ou jota sairia da lei, imagina entao, um mandamentos inteiro ser trocado ou tirado? Essa questão é muito séria amados, pois veja o que Cristo ainda disse: "Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus." (Mateus 5:19) Amados, é comprovado historicamente, que os mandamentos foram trocados lá no Concílio de Nicéia, e Cristo disse que qualquer que violar a Lei e assim ensinar, é considerado menos no reino dos céus, está você entre este grupo? Espero, de todo coração que não.

Os mandamentos descritos acima, se encontram na própria Bíblia em Êxodo 20:3-17. Podemos ver que a denominação que ensina os mandamentos de forma mais fiel à descrita na Bíblia é a Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma, e a denominação Judaica, o Judaísmo. Vemos irmãos, que o mandamento mais atacado é o 4º "Lembra-te do dia de Sábado para o santificar". O Sábado é santo, e não há na Bíblia qualquer referencia que ele fora abolido. Existem na Bíblia, 142 referências quanto à santidade do Sábado, e a palavra domingo nem ao menos existe na Bíblia. O Sábado foi alterado num concílio em roma, pela Igreja Católica, e muitos que se dizem protestantes, ainda obedecem esta alteração, e santificam o domingo, ao invés do Santo Sábado do Senhor. Jesus disse que nenhum mandamento poderá ser alterado, nenhum jota ou til será retirado da Lei, como pois, professos cristãos, podem mudar a Lei de Deus, e assim ensinar? é algo muito sério irmãos. O Sábado é santo, hoje, e sempre há de ser, por toda a eternidade, os santos do Senhor ainda santificarão o Sábado, mesmo na Nova Terra, como disse o profeta Isaías no capítulo 66 de seu livro. O Sábado é santo, Jesus santificou o Sábado, e nos ensinou a maneira certa de santificá-lo, praticando o bem, fazendo do Sábado um dia deleitoso e nao um fardo, porque o Sábado foi feito para o homem, é um presente, e não um fardo. Nunca será encontrado por qualquer teólogo algo que comprove que o Sábado foi abolido, porque nao foi, queiram ou não, o Sábado é santo, e quem não o observa como santo está pecando contra o 4º mandamento da Lei, Lei essa que Jesus disse que nunca será abolida, disse que Ele mesmo não veio abolir, e que nem um jota se omitirá da Lei, quanto mais um mandamento inteiro. Reflitam nisso, pois é um assunto muito sério, e esquecido pela grande maioria dos cristãos.

Para finalizar este estudo refasso a primeira pergunta novamente... você ama a Cristo? responda a você mesmo refletindo no que Ele disse: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos."

João ainda diz em sua primeira carta carta: "Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes." 1 João 2:7

Que o Senhor vos ilumine.