O Gênese do Céu e da Terra e a vida Cristã

 

Eu estava meditando no 1º capítulo de Gênesis, e, comecei a ouvir uma voz dentro de mim, e comecei a perceber coisas neste capítulo que eu não tinha prestado atenção antes, e me sinto muito feliz de poder estar aqui hoje compartilhando com os irmãos.

Gênesis 1:1-5


Aqui podemos ver a situação da terra antes da criação dela, ela era sem forma, vazia, encoberta de água e trevas, assim é nossa vida no princípio quando estamos ainda longe de Deus, nossa vida é sem forma, e o vazio de nossa alma chega a rasgar nossos corações, no princípio estamos como a terra, envoltos das águas do abismo das trevas, o abismo do pecado. Mas assim como, com a terra em trevas Deus mandou luz sobre ela, também em nossas vidas Deus derrama luz sobre nós, e então, assim como a luz fez separação entre a luz e as trevas, depois que recebemos a luz que é a palavra de Deus, a lâmpada para nossos pés e luz para o nosso caminho, então também podemos separar a luz das trevas, saberemos o que é luz e o que é treva, o que é certo e o que é errado.

 

Gênesis 1:6-8

 

Deus então separou as águas de baixo do firmamento (Céu) das águas sobre o firmamento, então passou a ter água abaixo do Céu e acima do céu. De forma semelhante, depois que recebemos a luz da verdade passamos por um momento onde devemos, como cristãos, separar as coisas do Céu das coisas da terra, procurar primeiro o reino dos céus, e não sermos amigos dos prazeres do mundo.

 

Gênesis 1:9-13

 

Aqui Deus fez aparecer a terra e as plantas que mais tarde seriam estabelecidas como a fonte de alimentação de todo ser vivente. Assim também é em nossas vidas, depois de separarmos as coisas de Deus das coisas do mundo, então temos um chão para pisar, e um caminho para andar, porque para andar num caminho antes é necessário ter o chão, a terra, e enquanto andamos neste caminho obtemos o nosso alimento constantemente, nosso alimento é a Palavra de Deus. Assim como no princípio os seres que andavam sobre a terra tinham seu alimento todo ali bem perto. Quando temos a terra pra pisar, significa que temos que nos firmar em algo, está com os pés firmes seguindo um caminho. Jesus disse: Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim. É por este caminho que devemos andar pois é somente por este caminho que recebemos o verdadeiro alimento. Jesus disse: Eu sou o pão vivo que desceu do Céu, se alguém dele comer, viverá eternamente;e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. [...] Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. Se andarmos pelo caminho que é Cristo, então receberemos este alimento, e viveremos eternamente, pois não só de pão viverá o homem mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

 

Gênesis 1:14-19

 

Deus fez então os astros, e são eles quem enviam luz para a terra. Da mesma forma devemos nós enviar a Luz que recebemos para a terra. Cristo nos disse: “Vós sois a luz do mundo”. Podemos notar também que Deus fez os astros para fazerem separação entre a luz e as trevas, também nós, como servos dEle devemos

Dar luz ao mundo para que o mundo também faça separação entre a luz e as trevas, e então possam viver conforme a vontade do Pai. Devemos ser luz para o mundo, não importa como você faça isso, o que importa é fazer, Deus fez o astro maior, o Sol, que dá mais luz, o médio que também dá luz, e as pequenas estrelas, que também dão a sua luz. Não importa o tamanho de seu conhecimento, não importa quantos talentos Deus te deu, de uma forma ou de outra, você é luz para o mundo.

 

Gênesis 1:20-23

 

Então Deus criou as aves e os animais marinhos. As aves voavam por sobre as águas e os animais marinhos nadavam abaixo das águas. Acima nós nos tornamos luz para o mundo, agora que somos luz para o mundo o próximo passo é saber quem é o mundo, saber quem precisa de luz. Sabemos que no início, quando não tínhamos a luz, nós estávamos no abismo das trevas, o abismo do pecado e acima de nós estava as águas, e o Espírito de Deus estava sobre as águas. Nós saímos das águas do abismo do pecado, e nossos pecados são sepultados ali, nas águas pelo ato batismal. No batismo, quando mergulhamos, nossos pecados são sepultados nas águas, e quando levantamos da água somos nova criatura. Mas existem ainda pessoas que estão abaixo das água do abismo do pecado, que ainda não emergiram das águas para serem nova criatura, é para estes que devemos ser luz, para estes que precisamos enviar a luz. As aves somos nós, assim como anjos voando de um lado pro outro levando o evangelho eterno.

 

Gênesis 1:24-31

 

Enfim a criação do homem e de todos os outros animais viventes. Este é o dia da vida, depois de realizarmos todos os outros 5 passos, quando realizamos os 5, então realmente estamos vivendo!! Assim como o homem passou a viver depois dos 5 dias, nós passamos a viver por Jesus depois dos 5 passos, Ele disse: Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância. Quando recebemos a luz, fazemos separação entre luz e trevas, separamos as coisas do Céu das coisas da terra, mantemos nossos pés firmes no caminho da Verdade, obtemos o alimento todos os dias, levamos luz para aqueles que ainda estão em pecado, então verdadeiramente estamos vivendo por Cristo.


Gênesis 2:1-3

Então descansamos com o Pai, se estamos vivendo por Cristo recebemos o descanso dEle, pois Ele disse: Vinde a mim os que estão cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei. Em Hebreus 4 vemos que os judeus não entraram no descanso de Deus por causa da desobediência, e vemos que aquele que é de Deus deve descansar de suas obras assim como Deus descansou das suas, então ainda resta um repouso para o povo de Deus. A guarda do Sábado é um sinal de obediência, um ateu pode obedecer todos os outros 9 mandamentos, mas se a pessoa não é serva de Deus ela jamais obedecerá o 4º mandamento, pois somente aqueles que vivem por Jesus e obedecem a Deus podem entrar no descanso de Deus.

 

Conclusão

 

Irmãos, quero exorta-los nesta manhã a examinar as vossas vidas, um detalhe que eu deixei pro final, é que sempre quando Deus acabava suas obras do dia, Ele dizia que era bom, e no 6º dia Ele disse que era muito bom. Deus está olhando para cada um de nós agora, será que Ele está achando tudo bom? Será que Deus está olhando para a luz que nós temos e ta dizendo que a Luz é boa? Será que está satisfeito pela maneira que separamos a luz das trevas? Será que Deus está olhando para a maneira que nós estamos separando as coisas do céu das coisas da terra e ta dizendo que tudo é bom? Será, que nesta manhã Deus está olhando para o caminho que estamos seguindo e o alimento que estamos recebendo e está dizendo que tudo é bom? Será que Deus está olhando a maneira que estamos sendo luz para o mundo e está dizendo que é bom? Será que está olhando para o jeito com que você leva a luz para aqueles que estão em pecados e dizendo que tudo é bom? Será que Ele está olhando agora para a sua vida cristã e está dizendo que a tudo é MUITO bom? Se não meus amados, então não estamos descansando em Cristo. Pois estamos sendo desobedientes. Será que estou conversando com alguém nesta manha que está como os discípulos no Getsêmani? Dormindo enquanto tudo está tão perto do fim... será que Cristo está olhando para vós agora e tendo a decepção de nos ver dormindo? Pergunte a você mesmo, e se estás a dormir, coloca em tua cabeça a seguinte frase: Desperta tu que dormes, pois o fim está próximo. Acordai irmãos, será que no Grande Dia, Cristo olhará pra algum de nós e dirá: “Aparta-te de mim pois nunca te conheci, tu que praticas a iniqüidade”. Definitivamente, oro por vós que tal coisa não aconteça.

Para finalizar, leiamos: Gênesis 2:4

Apocalipse 22:12 e 20
Ainda há tempo irmãos, ainda há um pouco de tempo... aproveitem este tempo, pois ele não será eterno.

 

Que o Senhor nos abençoe...